quinta-feira, 31 de março de 2011

Nutrição VEGetariANA - Lípidos

Os lipídos, gorduras ou trigicerídeos fazem parte de todas as dietas, é um ótimo ingrediente pois dá sabor e textura  as preparações. Porém, cada grama equivale a 9 calorias, por isso o seu consumo deve ser moderado. É formado principalmente por: carbono, hidrogênio e oxigênio. Não é solúvel em água, por isso que se acumulam no tecido adiposo. Seguindo o WHO (Organização Mundial da Saúde) temos a necessidade de consumir, de 15-35% de lipídos/dia. Os lipídos podem ser de fonte animal ou vegetal, encontramos este macronutriente em: óleos vegetais, oleaginosas, margarinas, bolachas, manteiga, frituras..

O organismo utiliza os lipidos como combustível reserva. Por este motivo que as pessoas que cortam o consumo de carboidratos emagrecem “mais” rápido, a gordura que está armazenada é queimada para a obtenção de energia. As funções da gordura no organismo são: isolante térmico, ação protetora sob as proteínas, fornece ácidos graxos essenciais (ômega-3 e ômega-6) e realiza o transporte das vitaminas A, D, E e K, que recebem o nome de lipossolúveis (justamente porque não são solúveis em água).


Após a digestão os lipídos recebem o nome de ácidos gordos, que recebem a classificação de: saturados (normalmente de fonte animal), insaturados (normalmente de fonte vegetal), que ainda são separados em monoinsaturados e poliinsaturados. É melhor consumir os ácidos graxos poliinsaturados pois estes são os famosos ômega-3 e ômega-6, que são considerados essenciais porque o corpo não produz, e só as conseguimos através da alimentação. Estão presentes nos óleos vegetais (menos no óleo de coco, azeite de dendê e de cacau), linhaça e sementes. A falta destes ácidos gordos podem trazer problemas a saúde.

Quase todos os tipos de gordura trazem algum benefício ao organismo, mas as gorduras:trans e interesterificada são extremamente maléficas, que não contem nenhum tipo de benefício. Principalmente a segunda gordura citada, estudos começam a apontar que esta gordura pode ter efeitos piores que a a gordura trans. Recomendo que fiquem de olho nas embalagens dos industrializados que forem comprar, pois já vi muitos com a gordura interesterificada. Muitos alimentos constam nos ingredientes que não contem gordura trans, é porque existe uma lei que contendo até 0.9g o produto pode ser considerado “sem” a tal gordura. Lembrando que o consumo máximo da gordura trans é de 2g/dia.

E por último há os esteróis, que é o colesterol. Este que não existe na alimentação vegana, pois todos os alimentos de origem vegetal são livres de colesterol. Tem uma importante ação no nosso organismo, ajuda na formação de hormônios, protege as membranas celulares e auxilia a absorção da vitamina D. Porém não há a necessidade de se preocupar, oorganismo sintetiza o colesterol, não havendo falta. Normalmente as pessoas tem excesso, o que pode causar grandes problemas.
Lembrando que a pirâmide recomenda de 1 à 2 porções por dia de gorduras, o que equivale a apenas 2 colheres (sopa) de azeite, por exemplo.

Óleo de Cânhamo Mild & Light - GOOD OILRecomendamos:
Óleo de Sementes de Cânhamo, é um óleo culinário delicioso e versátil.

Sem aditivos artificiais: sem branqueamento, desodorização, herbicidas ou pesticidas. Apenas GOOD OIL puro.


Muito rico em Ómega 3, 6 e 9. Pode cozinhar com este óleo tal como faria com azeite - perfeito para temperar, cozinhar e fazer molhos caseiros.


* Teor mais elevado de Ómega 3, 6 e 9 do que qualquer outro óleo
* Metade da gordura saturada do azeite
* Contém ZERO gorduras trans
* 10 ml de Good Oil contêm ácido gama-linoleico (GLA) equivalente a 6 cápsulas de Onagra
* Eficaz no tratamento de Distúrbio Hiperactivo com Défice de Atenção (DHDA), doenças cardiovasculares e artrite reumatóide
* Contribui para manter o cabelo e a pele saudáveis, ajuda a reduzir o colesterol e fortalece o sistema imunitário e as articulações

Informação adicional:
Óleo de semente de cânhamo, rico em óleos essenciais!
A mina de ouro verde de ácidos gordos essenciais

EFAs pode ser obtido de comer sementes de cânhamo. Estas sementes igualmente embalam um perfurador significativo da proteína, que rivalize aquele da soja. As sementes de cânhamo contêm muitos ácidos aminados essenciais, têm o índice elevado da fibra e são igualmente ricos na vitamina E, na vitamina C e na clorofila.
O benefício adicionado de sementes de cânhamo é que não houve nenhuma modificação genética conhecida de plantas do cânhamo, ao contrário com de outras fontes de proteína e de antioxidantes.
O cânhamo igualmente cresce de tal maneira que nenhum insecticida ou produto químico são exigidos para crescer as colheitas. O crescimento de plantas do cânhamo cria quase zero desperdícios e os byproducts destas colheitas são igualmente úteis em outras aplicações comerciais.
Quando a semente da planta do cânhamo é cold-pressed, rende um óleo que tenha um gosto de noz doce delicioso e notável que seja apreciado pelo gourmet e por povos ocupados saúde igualmente.
O óleo das sementes de cânhamo é rico em todos os tipos de propriedades interessantes e nutritivas. Muitos povos reivindicam que o óleo de semente do cânhamo é um dos óleos naturais os mais saudáveis na terra. O óleo próprio é rico em todos os tipos de ácidos gordos essenciais. As coisas gostam de Omega 3 e de Omega 6, assim como o ácido linoleic natural pode ser encontrado no óleo de semente do cânhamo. Muitos povos dizem que isso tomar cápsulas do óleo de semente do cânhamo é uma alternativa muito melhor do que o óleo de peixes ou os outros suplementos como o óleo de flaxseed.

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